01
Pressurize o flexível do freio com ferramenta adequada, abra o sangrador e retire as pastilhas.
02
Verifique a pinça de freio: êmbolo deslizante, pinos deslizantes e guarnição de borracha. Em caso de travamento, retire-os com cuidado usando ferramental específico. Faça a análise dos componentes e, caso haja alguma irregularidade, troque-os. Antes de montar, lubrifique-os.
03
Não instale pastilhas novas em discos comprometidos, ou seja, fora de medida, empenado, espelhado, azulado ou sem retificá-los. Se retificado, fique atento para a espessura mínima especificada pelo fabricante.
04
Quando substituir os discos, nunca use derivados de petróleo para efetuar a limpeza. Utilize apenas água e sabão para remover a camada de proteção e, em seguida, passe ar comprimido.
05
Realize uma análise minuciosa em todo o sistema de freio: flexíveis, cilindro mestre, cilindro de roda, hidrovácuo, válvula equalizadora etc.
06
Verifique o nível do fluido de freio. Se estiver abaixo do nível indicado no reservatório, efetue a troca. IMPORTANTE: SUBSTITUA O FLUIDO A CADA 10.000km OU 12 MESES (O QUE OCORRER PRIMEIRO). SEMPRE UTILIZE O DOT RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO VEÍCULO. EM HIPÓTESE ALGUMA MISTURE DIFERENTES FLUIDOS (DOT 3, DOT 4, DOT 5 ETC)
07
Instale as pastilhas novas recuando o cilindro da pinça de freio com o sangrador aberto. Em seguida, feche o sangrador.
08
Acione levemente o pedal de freio várias vezes até a metade do curso total. Realize esse procedimento até sentir o enrijecimento do pedal.
09
Sangramento do sistema
Acione o pedal de freio por mais ou menos quatro vezes até 3/4 do curso do pedal. Abra o sangrador e veja as bolhas de ar através do vidro. Repita esse procedimento até a eliminação total das bolhas de ar. Só então, feche o sangrador. Repita o procedimento em todas as rodas.
10
Após a instalação completa das pastilhas de freio, verifique se as rodas do veículo giram livremente.
11
Oriente o proprietário do veículo para efetuar o assentamento das pastilhas de freio conforme descrito. Nos primeiros 200km após a troca das pastilhas de freio, o condutor deve frear o veículo moderadamente e com cuidado, lembrando que o conjunto (disco e pastilha) está em fase de assentamento. Após o assentamento das pastilhas de freio, o sistema estará respondendo normalmente. Esse procedimento não elimina a eficiência da frenagem, mas possibilita o perfeito assentamento do conjunto, evitando futuros problemas com ruído.