A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, sendo comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é conscientizar a sociedade a fim de transformar o trânsito num ambiente seguro.
Para isso, o foco da campanha é desenvolver valores, posturas e atitudes que assegurem o direito de ir e vir de todos.
Quando falamos sobre segurança no trânsito, é importante levar em consideração cada um dos envolvidos: condutores de todos os tipos de veículos (carros, ônibus, vans, caminhões, motos e bicicletas), pedestres e passageiros.
De acordo com levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde, mais de 35 mil brasileiros morrem por ano em acidentes de trânsito. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Transporte, da Universidade de Michigan (EUA), levou em conta dados de quase 200 países e revelou que a média mundial é de 18 mortes a cada 100 mil habitantes. No Brasil, o número é de 22 mortes a cada 100 mil habitantes. De acordo com a pesquisa, no nosso país morrem mais pessoas no trânsito do que em razão de outras causas consideradas graves – como câncer, doenças cardiovasculares e homicídios.
Você já sabe, mas não custa destacar algumas regras que podem evitar esses acidentes:
Não dirija depois de beber.
Não utilize o celular ou outros dispositivos enquanto dirige.
Respeite os limites de velocidade estabelecidos por lei.
Use sempre o cinto de segurança.
Pedestre: atravesse sempre na faixa.
Conheça e respeite as sinalizações e leis de trânsito.
Tenha cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva ou neblina.
Motociclistas: utilizem capacete e roupas adequadas.
Lembre-se: no trânsito, o sentido é a vida.
Comentarios